Clientes vs. Vendedores


Todas as pessoas são clientes, mas nem todas as pessoas são vendedoras. Aliás, o ponto onde eu quero chegar é que todas as pessoas precisam adquirir coisas em suas vidas, mas nem todas sabem o quão trabalhoso é a vida do vendedor, e nem todos os vendedores tratam os clientes como deveriam ser tratados.

Há vários tipos de clientes, mas para simplificar vou dividi-los em dois grupos: clientes bons e clientes ruins.

Clientes Bons
- Sabem o que estão procurando;
- Não perdem tempo com coisas que sabem que não vão comprar;
- Se importam com o atendente;
- Não ficam até depois do horário da loja;
- Não ficam pedindo desconto inúmeras vezes.

Clientes Ruins
- Não querem nada, mas fazem questão de desarrumar tudo o que encontrar pela frente (afinal, se eles não bagunçarem a loja, não vai ter nenhum serviço para o atendente);
- Não estão nem um pouco preocupados com os atendentes;
- Pedem desconto toda a hora;
- Ficam após o horário de funcionamento;

Da mesma forma, existem vendedores bons e vendedores ruins.

Vendedores Bons
- Se apresentam;
- Ficam atentos se os clientes precisam de ajuda;
- Não ficam empurrando itens para os clientes;
- Não ficam grudados nos clientes;
- São simpáticos;

Vendedores Ruins
- Ficam em cima do cliente o tempo todo;
- Empurram tudo quanto é tipo de item para o cliente;
- Dão opinião sem ninguém ter perguntado;
- Possuem uma fisionomia desagradável;
- Atendem como se estivessem fazendo um favor ao cliente;

Eu sou vendedora desde os meus 12 anos de idade, já conheci muitos tipos de clientes e já conheci também muitos vendedores. Desta minha experiência, hoje posso dizer que sei atender melhor uma pessoa, como também sei citar lugares que não quero voltar devido ao mal atendimento.

Pretendo compartilhar várias experiências neste blog.
Espero que gostem, e se divirtam.